oriente - O que é o Oriente?A partir do momento em que nascemos começamos a adoecer, envelhecer e morrer. Hoje em dia tem gente que já nasce doente. O Oriente tem como função orientar (por isso se chama Oriente) sobre como levar uma vida o mais saudável que seja possível. O Oriente é colocado no sentido do Sol Nascente. O Sol é a principal energia de vida que nos sustenta. Se não fosse o sol não existiria vida aqui na Terra. Além disto o Oriente é composto de Terra, Água, Fogo, Ar, e, Éter. São os 5 elementos da Natureza. A Natureza é composta destes 5 elementos. O menos conhecido de todos é o Éter.

O que significa o elemento Éter?
Éter é o espaço. Existe a Terra, a Água, o Fogo, e o Ar… Todos eles dependem do espaço para se manifestarem.

Passamos aqui na Terra e penamos
Pensando que somos donos, proprietários de alguém ou de alguma coisa. Na realidade somos administradores, não proprietários. Tudo pertence à Natureza. E ao Cosmos (o Universo). Tudo que vamos fazer no dia a dia deve ser feito, portanto, em louvor à Natureza e ao Cosmos (os verdadeiros proprietários de tudo). São eles os donos da nossa saúde. Cada ato nosso no dia a dia deve ser impregnado desta lembrança. Se nos alimentarmos sempre oferecendo à Natureza e ao Universo em gratidão os alimentos que vamos comer… E escolhemos esses alimentos dentro de critérios saudáveis… Praticando diariamente isto! Construímos nossa saúde e controlamos não somente nossas mentes, mas também nossos comportamentos e nossas vidas! Por isto é que devemos comer preferencialmente, o que fizermos oferenda e aquilo que não for oferenda deve ser evitado.

Puja! Oferenda!
E no puja ou na oferenda se oferece apenas o que seja saudável e o mais não violento possível! Evitando drogas, matança de animais, etc…

Não se deve confundir o Oriente com um altar
Porque no altar coloca-se elementos de fé e com o altar pratica-se adoração com o objetivo de se atingir ou alcançar o Paraíso; no Oriente a gente coloca apenas o que podemos constatar, mesmo sem fé alguma, e, com o Oriente realizamos práticas que nos possibilitam exercer um maior autoconhecimento e controle sobre nossas próprias vidas Aqui e Agora! Experimente dedicar-se ao Oriente durante um tempo em sua vida, diariamente, várias vezes ao dia! Compareça diante do Oriente e ali ofereça o seu respeito e sua gratidão à Natureza e ao Cosmo, pela vida que você tem! Você vai perceber como a sua vida vai mudar para melhor e muito com estas práticas! Isto é yoga!